sábado, outubro 27, 2012

alternativas ao leite :: disponíveis em supermercados

Leite de Arroz

Apesar de ter quase o dobro das calorias do leite normal (53 vs 35 kcal/100ml), o leite é muito mais leve e menos consistente, deixando menos sensação de saciedade. Tem potencial do ponto de vista do efeito refrescante e creio que me poderia habitual facilmente ao mesmo nos batidos, uma vez que não tem um sabor demarcado e se mistura bem com a fruta (é basicamente para os batidos que eu normalmente compro leite de qualquer das formas) - especialmente no caso do ananás.

Leite de Aveia

O sabor da aveia
 é bem demarcado. Não apreciei em particular, porque parece que estou a comer papa de aveia com o que quer que seja...

Leite de Soja

Com sabor de baunilha é demasiado bom :) a sério, parece uma sobremesa. eu decidi que não compro deste sabor porque me apetece beber o pacote inteiro de uma só vez (e é possível que isso tenha acontecido, mas pretendo negar tudo até ao fim...); o leite sem sabores adicionados é bastante bom e muito leve. Gostei e acho que o meu organismo reage melhor ao leite de soja do que ao leite magro.


As minhas ponderações face a estes produtos alternativos têm a ver com a forma como os alimentos são processados, acerca da qual sei muito pouco. Porque toda a ideia com que mais que identifico no ramo da boa alimentação tem a ver com quanto menos processados os alimentos, melhor.

Pode ser uma ideia retrógrada, pode ter exceções, mas gosto à partida do conceito e parece-me que quer em termos de saúde, quer em termos de ecologia. Acho que, em geral, a coisa funciona melhor assim.

Por isso, não sei bem se passo para o leite de soja, se me mantenho no leite de vaca com tudo de bom e de mau que isso possa eventualmente ter.

Ou então compro uma Bimby e passo a faezr lá o leite de soja... (é, diz que a Bimba faz ela mesma o leite de soja...)


Sem comentários: