sexta-feira, maio 07, 2004

*
A dificuldade deste método é que exige uma boa dose de auto-controlo e uma grande capacidade de tolerãncia à frustração pelo menos nos primeiros ensaios com cada pessoa (as pessoas estão muito habituadas a acusações e agressões e tendem, em situações de tensão, a reagir a quase qualquer coisa)... Eu bem que me esforço....Mas nem sempre consigo dizer as coisas deste modo (e normalmente sou bem mázinha...)...

TEORICAMENTE a forma psicologicamente correcta de expressar sentimentos negativos é

Eu sentimento quando tu acção

exemplo,

"Eu fico irritado quando tu dizes que eu sou um banana à frente dos meus pais."

Porque é que este meio é bastante eficaz:
# É melhor que dizer "és um parvo" ou "tu não gostas de mim", etc, etc, etc porque dá pistas sobre o comportamento específico que a "pessoa alvo" teve que despoletou a emoção negativa;
# Deixa subentendido qe não se trata de um problema insanável porque a questão centra-se não numa característica inata e indelével da pessoa, mas num comportamento que pode ser modificado;
# Centra a questão não no comportamento, mas no sentimento da pessoa, o que despoleta uma atitude pro-activa e não defensiva da pessoa visada;
# Foca-se em coisas objectivas e concretas em que a pessoa pode actuar em vez de colocar as coisas no abstracto, tipo "nunca me respeitas quando estou à beira dos meus pais"

... Consegues identificar mais vantagens?

Sem comentários: