A festa consiste em duas semanas de fogo de artifício. Oficialmente, há fogos de artifício promovidos pelo Ayuntamento duas vezes por dia. Extra-oficialmente, toda gente e a qualquer fora lança fogo de artifício.
À noite, o fogo de artifício, denominado de Castillo (Castelo), pela 1h da manhã (excepto no último dia que é à 1h30) é o mais espectacular que já vi, sem qualquer sombra de dúvida, e olhem que eu já morei no Minho, onde por tudo e por nada se faz fogo de artifício.
Nas ruas, as crianças entretêem-se a lançar petardos que têm o condão de me apanhar sempre desprevinida e de me assustarem sempre ehehehe Morria do coração se não acabassem as Fallas hoje eheheheh
Toda a gente lança petardos, pequenas bombinhas que fazem um estrondo gigante, ou que lançam fumo ou faíscas. Também há um grande acesso a fogos de artifício: à noite vemos muita gente em plena rua a lançar fogos de artifício, no meio das pessoas e dos carros - um bocadinho assustador para mim que não sou de cá...
Estando nós em Espanha, cada noite das Fallas é seguida de uma grande festança pelas ruas, com muita gete jovem, com muito álcool à mistura (que normalmente as pessoas trazem de casa em garrafas, garrafões e termos!!!!). É muito giro e também muito feio, porque a partir de certa altura há aquele degredo alcoólico generalizado - e não me estou a referir à figurinhas tristes que uma pessoa faz quando já bebeu uns copos a mais.
Hoje à noite, acreditem ou não, vão QUEIMAR todas as Fallas, salvando-se apenas uma estátua, el ninot indultat. Fiquei chocada quando soube, mas na verdade, faz sentido. Onde é que eles guardariam tanto boneco? O ninot indultat vai para um museu especial, onde estão outras estátuas de outros anos.
1 comentário:
Gostei muito da foto-reportagem. Espero que te tenhas habituado a ouvir hablar espanhol. :)
Beijo
Enviar um comentário