segunda-feira, fevereiro 18, 2013

desafio de 30 dias #1 :: Conclusões do último dia do desafio de um mês sem series e sem facebook

Acho que já me confessei adicta a séries e bastante adepta do facebook.

Um mês volvido sem usar qualquer uma destas features da internet, constatei que:

de alguma maneira a minha vida se simplificou e se tornou mais fácil de gerir. Que me distraí menos este mês e que fui mais produtiva, contra aquilo que eu própria acreditava.

Acreditava piamente que o facebook funcionava como uma espécie de "cigarro virtual" nos momentos de tensão: permitia-me relaxar rapidamente de modo a que eu pudesse rapidamente retornar ao trabalho.

Concluí que não era verdade, infelizmente.

Por isso daqui a principal conclusão que tiro é que:
  • Vou tentar banir o Facebook do meu local de trabalho e nas horas de trabalho em geral.
De resto, o facebook continua a ser um grande veiculo de comunicação com as pessoas, uma forma muito barata de chegar rapidamente a quase toda a gente. e por isso é relevante manter alguma ligação ao bicho. No entanto, parece-me claramente um distrator, pelo que acho que acho que agora vou usar menos a criatura do ponto de vista pessoal - embora considere reforçar o meu investimento de tempo lá do ponto de vista profissional (mas não em office hours).

Fiz uma exceção a este desafio que foi para divulgar a foto do João Tiago Medeiros, irmão do meu amigo Pedro que desapareceu na noite de 6 para 7 de fevereiro e acerca do qual ainda nada de se sabe.

Veremos como vai ser amanhã, quando voltar a ter acesso à coisa, quantas mensagens e outras coisas terei para por em dia...



Relativamente às series: também verifiquei que me concentro muito mais e que até li mais este mês. Mas as séries fazem-me falta para tarefas monótonas, como lavar a loiça ou arrumar coisas na casa.
  • Por isso, vou alegremente repor as séries nos meus hábitos, mas tentarei confiná-las aos momentos em que tenho de fazer tarefas chatas ou arrumar. deve dar para ver uma ou duas séries por dia e ainda vou ficar com a casa num brinco ah ah ah  - bem, vou testar esta teoria e logo vos digo como correu.
O que realmente me custou neste processo foram as séries.

A minha reflexão sobre esta experiência não é especialmente animadora. Parece-me que quer o facebook quer as séries o que fazem mais é oferecer uma espécie de fuga às nossas vidas, ao presente físico que vivemos. Senti mesmo que este mês vivi mais na minha vida com tudo de bom e de mau que isso possa ter - porque a vida é o que é com os seus pontos altos e baixos.

Neste mês - que custou bastante, volto a dizer - acho que vivi mais na minha vida, fui mais consciente das minhas opções e fiz mais coisas. Mas acho que é possível o equilíbrio: e por isso estou curiosa para perceber se me vou lembrar destas coisas, agora que estes dois elementos já são fair game.


Sem comentários: