quinta-feira, janeiro 26, 2012

Zen habits

Acabo de ler "O desafio das 100 coisas" de Dave Bruno e tenho refletido bastante sobre a quantidade de tralha e coisas a mais que possuo; seguindo uma sugestão do livro comecei por "atacar" o meu guarda roupa e escolher peças para 7 dias sem repetir nenhuma; guardei o resto (porque ao contrário do autor do livro [ainda?] não estabeleci o compromisso comigo mesma de só possuir 100 itens pessoais durante um ano e porque DETESTO ir às compras - assim quando precisar de substituir alguma coisa, posso ir ao meu "arquivo" antes de ter de comprar algo).



A experiência está a ser surpreendente e de repente dei por mim a reduzir o restante das coisas que estão no meu quarto ao longo desta semana. Na verdade agora o quarto tem apenas o essencial e está demasiado arrumado para a minha cabeça sempre confusa, a ponto de ser algo desconfortável para mim estar nele. (sim, eu sou esquisita a esse ponto).

O facto é que sempre fui muito desarrumada e sempre achei que esse era um enorme handicap, pelo que paradoxalmente sempre tive um interesse quase obsessivo pela organização (li livros incontáveis sobre todo o tipo de arrumação: da arrumação da tralha, à arrumação do tempo... enfim... you name it).

Para já a experiência (à parte o desconforto do meu quarto super arrumado) está a ser muito interessante e gratificante, mas ao mesmo tempo perturbadora, porque à medida que tenho menos tralha para me distrair à minha volta, ganho mais consciência sobre mim e sobre as coisas que estou e não estou a fazer, aquilo que sou e que não sou.

Com menos distrações, o essencial fica mais visível - e nem sempre é fácil encará-lo.

Enfim: a ver como é que a coisa evolui nos próximos tempos. À medida que vou questionando o que está em minha casa e a falta que me faz ou não, vou espalhando pela casa aquela arrumação tranquila que me faz sentir desconfortável; suponho então que estará na altura de arrumar o que não se vê, em mim...

Alguns links sobre o tema:

Zen habits
A guy named Dave
Laws of Simplicity

Sem comentários: