segunda-feira, maio 31, 2010

"Gabriela"

Entramos devagar, a medo, no quarto.

Ainda lá estava a Enfermeira, a acabar de fazer o penso. Estava zangada. "Já chega", "Acabou", dizia Gabriela, do alto do seu aninho e meio e da sua estrutura pequenina e magrinha. Estava já não só com dores, mas saturada e dorida de lhe mexerem no penso.

Começamos a cantar "atirei o pau ao gato" e acabamos com "au au", para a desafiar a corrigir-nos. Depois de tentarmos o "mé mé", o "mu mu" e o "gri gri", lá se enervou e disse com voz de pintaínho zangado "miaaaaaau!"

Batemos muitas palmas e ela quis repetir.

Fazia covinhas quando se ria depois de dizer "miau" e era absolutamente irresistível.

Depois, os enfermeiros perceberam que se passava alguma coisa com o penso dela e tiveram de voltar a mexer-lhe e mudar as coisas de sítio no seu corpo pequenino. Pediram para ficarmos e ajudarmos a distraí-la e, com este pensamento, proibi-me de desmaiar.

Estivemos mais 50 minutos a fazer palhaçadas enquanto a Gabriela, chorava e pedia à mãe para lhe valer dizendo "não!", "acabou" e "au au au". Quando acabou o tratamento fizemos uma grande festa, e um ar de idiotas totais, para a animar, mas ela estava tão cansada do sofrimento e do esforço que fizera que abraçou a mãe e começou a adormecer entre soluços.

Saí do quarto completamente desorganizada e o choro dela assombrou o resto do meu dia.

Quando vinha para Ovar, ocorreu-me a imagem ternurenta da Gabriela a abraçar a mãe como que entregando-se a ela e lembrei-me de uma outra menina que está doente no IPO e que não tem família.

Nesse momento tornou-se claro para mim que nunca mais voltarei a acreditar em Deus.

2 comentários:

xtrelinha* disse...

minha querida, um enorme beijo.. :*
a cada história do IPO que aqui partilhas, cresce a minha admiração por ti.. gostava de ter tanto 'estômago' como tu..
força querida..sabes bem que estás a fazer a diferença.. =)

sem-se-ver disse...

sim, um enorme beijo, e toda a minha admiração.