Vivi com dois brasileiros no semestre passado e vimos bastantes coisas "made in Brasil". Uma delas foi este filme com um enredo completamente fora do comum
"Mudou estranhamente a minha vida" porque me deu uma visão diferente, e encarnou os efeitos e consequências nefastos das "instituições totalitárias" (como por exemplo, os manicómios) numa altura em que eu era voluntária numa destas organizações (um centro de desintoxicação), ao mesmo tempo que reforçou em mim o debate da construção social da doença mental.
Devia fazer parte do currículo de Psicologia e aconselho vivamente a qualquer pessoa que queira abrir os seus horizontes e perceber melhor os outros, sobretudo os mais incompreensíveis.
DOGVILLE
Este também não é um filme propriamente "alegre" e é claramente "alternativo". Ilustra como a vida pode mudar uma pessoa, como se alteram as regras do jogo por força das circunstâncias e quase sem nos darmos conta, etc... Haveria muito, muito mais a dizer sobre este filme, mas prefiro deixar-vos com "água na boca": no final do filme, o meu grupo de amigos saiu a discutir afincadamente o seu conteúdo e significado e deu pano para mangas no "café pós-filme".
O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN
Simples e um pouco ingénuo, mas irresistível. Gostamos de pensar que aquilo que fazemos de bom "volta para nós". E se calhar até volta. Mudou estranhamente a minha vida porque faz a apologia dos prazeres simples da vida... Ainda hoje não passo por um balcão de feijão seco no supermercado sem lá mergulhar a mão :))
BELEZA AMERICANA
As razões deste filme não cabem todas aqui, mas sempre que oiço a música do início do filme e o Kevin Spacey a começar a relatar o seu dia, arrepio-me! Mais uma vez, a fragilidade da vida, taking what you have for granted, etc. etc...
WEAR SUNSCREEN
Este clip, não sendo propriamente um filme continua a fazer parte dos meus rituais anti-depressão... E muda sempre a minha disposição e assim, estranhamente, a minha vida :)
Conselhos, não é? Se fossem mesmo, mesmo bons...
Mas às vezes até são!
Passo o desafio à João, à Sara, ao Pedro, ao Ricardo e à Xana, sabendo à partida das dificuldades da escolha :)
2 comentários:
Logo que arranje um bocadinho mais de tempo, respondo ao desafio!!! Sabes que é dos meus preferidos :) Beijão.
Queridíssima Loopy,
Pela coincidência de eu voltar a ver blogs neste dia e encontrar-te ainda aqui, aceito o desafio ;)
Enviar um comentário