terça-feira, novembro 08, 2005

Sucesso

Toda a vida, o meu tio Zé foi uma pessoa polémica.


Três mulheres "oficiais", mais namoradas do que eu me consigo lembrar, 4 filhos, com uma diferença de 31 anos entre o mais velho e a mais nova, negócios, zangas, intrigas, relações cortadas, relações restabelecidas... Etc, etc, etc.


Era uma pessoa com uma personalidade forte, muito determinado, muito inteligente e também bastante "esperto". As suas atitudes nem sempre, para ser simpática, eram as mais pacíficas ou diplomáticas.


Ontem, no entanto, quando se soube que tinha morrido, só de pessoas próximas que choraram sentidas foram pelo menos 16 as que sentiram necessidade de ir imediatamente para a casa onde ele estava. São pessoas em cujas vidas ele realmente desempenhava um papel importante, a quem vai realmente fazer mutia falta. Não estou a incluir os amigos e conhecidos. Não estou a falar de parentes distantes com quem partilhou momentos da sua infância.


Falamos de uma pessoa, que independentemente do sucesso nos negócios, da realização pessoal, das polémicas, etc. teve um impacto fundamental na vida de tanta gente, que partilhou, que experimentou... que Viveu.


E se se realmente se pode dizer alguma coisa deste homem é que ele realmente viveu... E que foi importante na vida de muita gente. No seu funeral hoje viam-se poucas pessoas apenas a cumprir o seu dever social (embora evidentemente as houvesse), mas sobretudo notava-se o quão sentidos estavam aqueles que adivinhavam já a falta que o Zé lhes ia fazer e se despediam dele com grande pesar.


A isso, eu chamo sucesso.

(E, por isso, parabéns, tio.)

Sem comentários: