segunda-feira, março 14, 2005

A Semana Santa em Bracara Augusta

Como qualquer leitor mais ou menos atento do Loopings pode ter percebido, eu adoro a cidade de Braga, por todas as razões: pela história pela beleza (ok ok - beleza do centro... Que isto em termos de arquitectura urbana... Enfim... Está demasiado desenhado por "sacos azuis" eeheheheh), pelas tradições, pelas festividades e claro, pelo "je ne sais quoi" da personalidade minhota que tanto me apraz... E tão hospitaleira é! :)

A cidade de Braga, conhecida também com a cidade dos arcebispos (sim, sim, e também dis 3 p's, ou 5, conforme a versão que se conte), tem na semana santa um dos seus pontos altos em termos celebrativos.

O programa da Semana Santa em Braga inclui uma série de concertos, encenações e procissões envoltos num espírito a que não se assiste em mais parte nenhuma do mundo, estou em crer. Este ano, finalmente decidi dedicar à semana santa da minha cidade de eleição a atenção que lhe devo há anos, apesar de não ser religiosa, nem tão pouco católica.

Este ano, na impossibilidade de ir a tudo (sim, tenho mais que fazer do que ir a eventos culturais eheheh), vou tentar assistir à



- encenada pelo grupo Gólgota de Santa Maria da Feira (a minha zona de origem eheheh :P) na sexta, dia 18h às 21h nas ruas da cidade.


- Claro que depois de 7 anos a cantar num coro não ia deixar de ver um concerto tão promissor como este eheheh - dia 22 de Março de 2005 pelas 21h30 na Sé Catedral;

-Quarta-feira, 23 de Março de 2005, pelas 21h30

- Cortejo bíblico Vós sereis o meu povo (Procissão de Nossa Senhora da 'burrinha'), organizada pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Vítor, com o seguinte itinerário:

Igreja de S. Victor, Lg. Sr.ª-a-Branca, Av. Central (lado norte), Lg. de S. Francisco, R. dos Capelistas, Jardim de St.ª Bárbara, R. do Souto, Lg. Barão de S. Martinho, Av. Central (lado sul), Lg. Sr.ª-a -Branca, Igreja de S. Victor

A procissão das Dores, vulgarmente conhecida por Procissão da Senhora da Burrinha, faz a evocação da "fuga" da Sagrada Família para o Egipto, com a Nossa Senhora, sentada numa burrinha, com o menino ao colo.

Apresenta a pré-história do mistério pascal de Jesus que a igreja celebra nos dias seguintes. Desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas, pela escravidão do Egipto e gesta libertadora de Moisés (prefiguração de Cristo), até à infância de Jesus e à sua fuga para aquele país com José e Maria montada numa burrinha, desfilam, em sucessão cronológica e em verdadeira catequese viva, figuras eminentes, símbolos quadros bíblicos do Antigo Testamento. No essencial, assim é figurada a Aliança de Deus
com o seu povo – 'Vós sereis o meu povo' – e prefigurada a Nova Aliança que será selada com o sangue de Cristo.

-Quinta-feira, 24 de Março de 2005, pelas 22h

- esta é aquela procissão que durante o dia, os farricocos, descalços e com os seus hábitos de penitentes, percorrem a Cidade com as suas matracas, chamando os irmãos da Misericórdia para a procissão da noite.


Procissão do Senhor Ecce Homo, organizada pela Irmandade da Misericórdia, com o seguinte itinerário:

Igreja da Misericórdia, R. D. Diogo de Sousa, Arco da Porta Nova, Av. S. Miguel-o-Anjo, R. D. Paio Mendes, R. D. Gonçalo Pereira, Lg. de S. Paulo, Lg. Paulo Orósio, R. do Alcaide, Campo de Santiago, R. do Anjo, R. de S. Marcos, Lg. Barão de S. Martinho, R. do Souto, Lg. do Paço e Igreja da Misericórdia


«A procissão de Endoenças, também conhecida por procissão do Senhor da Cana Verde ou mais popularmente conhecida como procissão do Senhor Ecce-Homo, tem lugar na noite de Quinta-Feira Santa. Com origens na visita que outrora se efectuava às sete igrejas, inspirada nas Sete Estações Romanas, que, como reza o Compromisso Cerimonial da Santa Casa da Misericórdia de Braga, reflectia «a penitência aos fiéis cristãos que reconheceram seus pecados, e por eles quiseram fazer alguma satisfação penal nos dias em que o mesmo Filho de Deus quis pagar por nós derramando Seu precioso sangue».

Quem chamou a si a realização desta procissão foram, por isso, as Santas Casas da Misericórdia, instituídas em Portugal pela rainha D. Leonor, em 1498. Ainda hoje, é a estas instituições que cabe a tarefa de promover e organizar esta solenidade e por isso considerada a Festa da Irmandade, à qual todos os irmãos eram então obrigados a assistir. O papel desempenhado outrora pelos irmãos foi hoje parcialmente substituído pelo figurado que integram o cortejo religioso.

Na cidade de Braga, a procissão da noite de Quinta-Feira Santa tem como figura central a imagem do Senhor Jesus Cristo coroado de espinhos, com as mãos atadas, segurando um ceptro, figurado numa cana verde.

Esta procissão, pelas suas características, é uma das solenidades da Semana Santa mais participada pelos bracarenses e por muitos milhares de fiéis de todo o país e da vizinha Galiza que nesta noite "invadem" a cidade de Braga para assistir.»

(A. Cândido, Março 1998 in Braga Cultural - Abril 1998)


- Sexta-feira, 25 de Março de 2005, pelas 22h


A Procissão do Enterro do Senhor, organizada pelo Cabido da Catedral, Comissão das Solenidades da Semana Santa e Irmandades da Misericórdia e de Santa Cruz, leva pelas ruas da cidade o esquife do Senhor morto.

Itinerário: Sé, R. D. Gonçalo Pereira, Lg. de S. Paulo,
Lg. de Paulo Orósio, R. do Alcaide, Campo de Santiago, R. do Anjo, R. de S. Marcos, Lg. Barão de S. Martinho, R. do Souto, Lg. do Paço, R. D. Diogo de Sousa, Arco da Porta Nova, Av. S. Miguel-o-Anjo, R. D. Paio Mendes, Sé.


Claro que, para (não) variar, elaborei um programa demasiado ambicioso... Mas que fique bem claro que isto é apenas a minha selecção de eventos para este ano, a assistir na Semana Sanata da Cidade dos Arcebispos... Ainda há muito mais coisas para ver... :) Ora cusquem lá...

Sem comentários: