terça-feira, abril 13, 2004

Esta hitória de ser uma "bookaholic" traz-me à colecção Mil Folhas do Público.

Não me leves a mal, é claro que eu gosto de livros baratos (4,2 € é uma pechincha por um livro novo...), mas optei por não fazer a colecção porque para mim a fase do "namoro do livro" é uma das fases que mais gozo me dá... É quase como fazer a corte...

...Ir à livraria e encontrá-lo, folheá-lo, ler pequenos trechos... Pensar "vou ler ou não vou... Será que vai ficar na estante a ganhar pó?" E depis de estar se estar conquistada, ver o preço... E esperar, quando não se pode comprar logo... Ou a sensação de "já tenho dinheiro para o livro tal" que se arrebata e se leva quase a correr para casa para ser devorado ou degustado... Ou melhor ainda, quando nos oferecem a obra que já andavamos a namorar há séculos ou porque ainda não tinhamos acabado o que tinhamos em casa para ler ou porque era demasiado caro...

Há uma certa poesia em todo este processo que uma colecção pré-feita, por muito mérito que tenha (e tem!), simplesmente não pode oferecer...

Além disso, a impressão que eu tenho, das pessoas que fizeram a colecção é que ficaram com imensos livros em casa... E não leram qualquer um deles... E o problema é que os livros, como qualquer objecto de afecto, vivem muito do arrebatamento com que os começamos a ler (digo eu)... Que é o que nos dá esperança para prosseguirmos mesmo nas suas fases menos boas...

Sem comentários: