quarta-feira, dezembro 16, 2009

2009 - twitting

Eleições no Irã foi assunto mais discutido no Twitter em 2009


Uma classificação, realizada pelo site What the Trend, que monitora os assuntos mais comentados do Twitter, listou os 25 assuntos mais comentados no site de microblogs durante o ano de 2009. As eleições presidenciais no Irã, a morte de Michael Jackson e a versão de testes do Google Wave ficaram no topo da classificação.

Os dados foram reunidos através das estatísticas diárias do Twitter realizadas pelo site e pelos cálculos da popularidade relativa dos assuntos.

As controversas eleições presidenciais no Irã, ocorridas em junho, e os subseqüentes protestos, prisões e acusações de violência contra a população foram o assunto mais comentado do ano entre os usuários do Twitter. Com a decisão do governo iraniano de proibir a imprensa internacional de cobrir os protestos relativos às eleições, a internet, e principalmente as redes sociais, se tornaram o principal veículo de informação para o resto do mundo do que ocorria dentro do país.

O segundo assunto mais comentado foi a morte do cantor Michael Jackson, ocorrida em junho. As principais hashtags incluem desde as primeiras especulações sobre a morte do cantor, seu funeral, o filme "This is it" e, mais recentemente, a revelação de que ele teria trabalhado em uma música do vídeo-game Sonic 3.

O Google Wave, a nova ferramenta de comunicação e colaboração do Google que ainda está em fases de testes, foi o terceiro colocado no ranking. Os convites para esta versão de testes eram limitados a pessoas convidadas por outros usuários, e como conseguir um destes convites foi um dos assuntos mais comentados.

Entre os demais assuntos listados pelo site estão as repercussões relativas ao filme "Lua Nova", desde o início das filmagens até a chegada aos cinemas e as impressões dos espectadores em todo o mundo.

Também ficaram entre as primeiras colocadas do ranking as tradições entre os usuários conhecidas como "Music on Monday", na qual as pessoas recomendam músicas as seus amigos nas segundas-feiras, e "Follow Friday", espécie de código quando uma pessoa envia uma sugestão de perfil que vale a pena conferir.

Ainda entre os dez assuntos mais comentados está a tradicional festa do dia das bruxas nos Estados Unidos, Halloween, as repercussões sobre os filmes "Atividade Paranormal" e "Harry Potter e as relíquias da morte", e a rede britânica BBC, principal órgão de imprensa a aparecer entre os assuntos mais comentados do Twitter quando grandes acontecimentos mundiais estão sendo discutidos.

Confira a lista completa dos 25 assuntos de 2009 no Twitter no endereço www.whatthetrend.com/zeitgeist.

1 comentário:

Calisto disse...

quem diria que o twitter serve para coisas sérias... lol